Leia, no PNE 2011-2020, as 20 metas previstas para a próxima década e comente a respeito aqui, no Fórum de Discussão, até a data estipulada. Não serão aceitos comentários do tipo: concordo, não concordo, é bom, não é bom etc. Procure se aprofundar nas suas colocações, Ok?

Bom trabalho!

Data final: 14 de Junho

Valor da atividade: 3,0 pontos

20 metas para a próxima década

Comentarios do PNE 2011-2020

Leonor Batista dos Santos Sant'Ana | 31/05/2011

Com o PNE 2011-2020 o Brasil pretende eliminar o analfabetismo, universalizando o atendimento escolar, superando as desigualdades educacionais, melhorando a qualidade do ensino, uma boa formação para o trabalho, promovendo a sustentabilidade sócio-ambiental e a promoção humanística, cientifica e tecnológica do pais, através de metas de aplicação de recursos públicos em educação, valorização dos profissionais da educação e difusão dos princípios da equidade, do respeito a diversidade e a gestão democrática da educação.
Foram criadas 20 metas que deverão ser cumpridas ate 2020 com referencia aos censos nacionais da educação básica e superior. A União devera promover conferencia nacionais de educação ate 2020 com o objetivo de avaliar e monitorar a execução do PNE.
Para execução das metas foram implementadas algumas estratégias que deverão ser realizadas em regime de colaboração entre a União, as escolas, o DF e os municípios. Serão consideradas as necessidades especificas das populações do campo e de áreas remanescentes de quilombos, garantindo a equidade nacional.
A educação escolar indígena devera ser implementada levando em conta as especificidades socioculturais e lingüísticas de cada comunidade.
Algumas estratégias previstas para o atingimento das 20 metas propostas:
- Definir, em regime de colaboração entre União, estudantes, DF e municípios, metas de expansão das respectivas redes públicas de educação com ênfase na expansão e na melhoria da rede física de creches, pré-escolas e ensino no básico, seguindo o padrão nacional de qualidade, compatível com as peculiaridades;
- Estimular a oferta de matriculas gratuitas;
- Facilitar o transporte e o deslocamento das crianças de forma a atender também as comunidades rurais, com o intuito de reduzir a evasão escolar;
- Manter e aprofundar programas nacionais de reestruturação e aquisição de equipamentos para a rede escolar, como a produção de material didático, a formação de professores, o desenvolvimento de tecnologias pedagógicas e a universalização do acesso a rede mundial de computadores(internet);
- Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso e da permanência do aluno na escola;
Implantar salas de recursos multifuncionais;
- Estimular e facilitar a formação contínua de professores;
- Oferecer educação em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e interdisciplinar, buscando atender aos alunos.
-Reestruturação das escolas, por meio de laboratórios, bibliotecas, auditórios, quadras esportivas, cozinhas, refeitórios, material didático e formação e qualificação para atender as peculiaridades locais.
- Acesso facilitado ao transporte, alimentação e assistência a saúde.
Para que possa cumprir todas essas metas, seria necessário uma grande mudança na política e na educação, um investimento de acordo com as necessidades do país e de cada comunidade, uma valorização da educação e uma transformação cultural do povo.
Essas metas visam melhorar o nível de escolaridade da população, através de uma educação de qualidade, e se atingir as médias nacionais que seriam aprovadas através do IDEB.
Irá valorizar também os professores do magistério, da educação técnica de nível médio, EJA, educação superior, na formação de professores da educação básica, professores com nível de pós-graduação, proporcionar nomeações comissionadas de diretores e garantir a todos formação continuada em suas respectivas áreas de atuação.
Essas metas têm o objetivo de universalizar toda a educação desde o nível básico até o ingresso na educação de nível superior.Elas atingem as faixas etárias de cada etapa, inclusive as em atraso escolar,
e pretendem reduzir o analfabetismo, incluindo também a população do campo, as indígenas, o atendimento especializado ao educando com deficiência, transtornos globais de atendimento e altas habilidades ou superdotação.
Com a introdução da educação integral, elevação das taxas de matrículas em todas as modalidades, ampliação progressiva do investimento público em educação, estimulo e interesse dos alunos, dos professores, da comunidade e do governo, acredito que essas ações possam ser concretizadas, desde que haja subsídios, preparo e qualificação dos profissionais.

<< 66 | 67 | 68 | 69 | 70 >>